quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A  Sala de Leitura da Escola Zélia de Lourdes Zaccarelli Lopes parabeniza os atletas que participaram da Olimpíada Escolar do Estado de São Paulo nas modalidades Voleibol Infantil Masculino e Feminino garantindo Medalha de Ouro nessas modalidades. A Equipe Gestora agradece também o sucesso e o empenho do trabalho da Professora de Educação Física -  Kátia Vitta  na realização das atividades esportivas da nossa escola a qual nos sentimos honrados em formar futuros atletas. A professora Vania e Weliton demonstra todo o nosso carinho a esses alunos  vencedores pois, além disso, são frequentadores ativos do Projeto Clube da Leitura.   

As alunas Vencedoras do Voleibol Infantil feminino são: AIRES FRANÇA, CAMILA CRISTINA, BRUNA MARQUES, LILIANE CARLA, JULIANA FLOR,GEICIELE ALVES, TAMIRES LIMA, RAFAELA PRISCILA, CAROLINA SANTOS, THAIS LIMA, LAYSLLA BESSA E PROFESSORA KÁTIA VITTA.
Os alunos Vencedores do Voleibol Infantil Masculino são: ROGERIO QUINQUINATO, GUSTAVO PEREIRA, MATHEUS RAMOS, CARLOS HENRIQUE, ÉVERTON VINÍCIUS, PAULO SÉRGIO, RAIMUNDO NONATO, VALDINAR PEREIRA, ANDERSON PEREIRA e a PROFESSORA KÁTIA VITTA.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PROJETO- AGITA GALERA FOLCLÓRICO
 
A Sala de Leitura juntamente com a disciplina de Educação Física resgatou o folclore brasileiro que está vivo e ligado a nossa vida fazendo uma exposição de objetos antigos que foram presentes em nossa cultura. No dia do Agita Galera praticamos atividades físicas que são consideradas folclóricas e ajudam a manter uma qualidade de vida saudável com toda a comunidade escolar. As atividades que influenciaram a nossa cultura na prática esportiva são:corrida do saco, corrida do ovo, caça ao tênis, sopra caneta, dança da laranja, estourar bexiga, corrida da carriola, cabo de guerra, corrida do saci e morto vivo. Vimos que este projeto ajudou no aprendizado sobre a importância do esporte em nossas  vidas e o crescimento cultural de todos os membros envolvidos.
























quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CONTE- ME UM CONTO FANTÁSTICO


Situação de Aprendizagem - 2
A Supervisora Sonia Pinatto assistiu e elogiou a peça teatral dos alunos da 2ª série  do Ensino Médio a qual retratou os contos góticos.Nesta situação de aprendizagem a professora Fátima trabalhou a importância e o período literário desta fase do romantismo sendo encerrada com produções de slides, teatro e outras atividades elaboradas pelos alunos.








  

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A DIRETORA SANDRELY AUXILIANDO NO CURRÍCULO

Para dar a introdução do livro Vidas Secas a professora Fátima (Língua Portuguesa) convidou  a diretora Sandrely por ter formação em Geografia explicasse sobre as regiões mais secas do Nordeste brasileiro. Foi muito interessante, pois os alunos adoraram a integração e a explicação da diretora durante a aula.




   

OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

NOSSA ESCOLA PARTICIPA DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

 A escola Zélia de L.Z.Lopes participa das olimpíadas de língua portuguesa com o envolvimento da sala de leitura, equipe gestora e de todos os professores. Para resgatar o tema das olimpíadas " o lugar onde vivo" a sala de leitura promoveu uma exposição de fotos no palco da escola relembrando fatos históricos de eventos que aconteciam na cidade, fotos de moradores que desbravaram a cidade, entrevistas com antigos moradores, fotos panorâmicas da cidade desde o seu início até nos dias atuais. Tudo isso, mais o excelente trabalho das professoras Fátima e Naldimara na sala de aula contribuíram para o sucesso das produções dos alunos.Leiam algumas produções  e fotos de nossos alunos.

Artigo de Opinião


O LUGAR ONDE EU VIVO
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO

Em Pontalinda existem poucas oportunidades de desenvolvimento, a economia está firmada sobre base agrícola, com destaque para a cana-de-açúcar cujo cultivo ocupa vasta área do município e sua colheita emprega centenas de trabalhadores. A maior parte destes trabalhadores braçais do corte da cana são migrantes de estados do nordeste que buscam na cidade um nível de dignidade econômica.
O fluxo positivo destes sofredores apresenta reflexos na sociedade local. Sua presença é importante para aquecer o mercado e proporcionar efetiva movimentação econômica, o que gera conseqüente arrecadação tributaria municipal. Outrossim, observar algumas famílias nordestinas que aqui se instalam e progridem contribuindo para a evolução do município.
Os empregos gerados pela indústria sucroalcooleira em Pontalinda, e em todo o interior paulista, constituem uma das poucas chances de determinados brasileiros encontrarem um trabalho e construírem a dignidade a que têm direito simplesmente por serem cidadãos filhos deste solo e pessoas como você. Isto porque muitas dessas pessoas vêem no estado a oportunidade de deixar vidas inglórias e crescer como pessoas.
Portanto, não há espaço para egoísmo e hipocrisia quando assuntos como dignidade e trabalho estão em jogo, é importante que neste momento, sim, exista o sentimento de pan-brasileirismo que une diversos povos.

Renata Santana da Cruz 3ª série - A




Texto:  Poesia – Pontalinda

Minha terra era um pequeno vilarejo
Onde brotou o sertanejo
Aqui, nosso povo vivia da riqueza do café
Preto no chão e verde no pé
Nas terras banhadas por córregos cristalinos.
O sol que aqui luzia
Indicava a linda ponta que surgia
Pontalinda é o seu nome
Quanto orgulho que havia!
Um povo forte
Que mudou a própria sorte
Lutando por liberdade
“Independência ou morte!”
O pão de cada dia
Na lida da roça se fazia
Da terra fértil algodão, milho e arroz
O progresso se faz hoje
Sem deixar pra depois
De Jales foi distrito
E esse povo sofrido suas riquezas via
Virarem apenas detrito
Mas muita gente que sonhou
Um dia com a palavra em punho lutou
Um plebiscito a vida do povo transformou!
Hoje é tudo diferente
Das ruas poeirentas restaram apenas lembranças
Que minha avó conta
De seu tempo de criança
A pequena igrejinha lá atrás construída
Se tornou um marco daquela vida sofrida
Atualmente o povo ainda pena
Nas plantações de cana e laranja
Lutando dia-dia é comum aquela cena
Mas a vida melhorou
O progresso aqui chegou
Saúde, educação e moradia
Era isso que eu queria!
Me orgulho de aqui viver
E sei que este passado vou dizer
Construindo o futuro
Que um dia outros irão ter.
Sou parte desta estória
Não nego o meu ofício
Estudando vou seguindo
Escrevendo o meu destino!
Nestas linhas com amor  escritas
Deixo o meu recado
Não sei se é do  seu agrado,
Fiz o melhor que podia!
  
                                                                             Autora da poesia - Aluna – Francielle Rodrigues  de Morais – 6º ano –A


Professora  Fátima , dona Maria a entrevistada, e aluna Laiane Guerreiro do 7°ano - A


Aluna Verônica  do 7º ano - A entrevistando dona Maria
Professora Naldimara  explicando sobre poesia  na  sala de leitura

Os alunos do 6°ano- A e a Professora Naldimara


O alunos vendo as fotos 

Os alunos admirados!  


Os alunos estão amando vendo as fotos! 

Os professores da Sala de Leitura, a Equipe Gestora e os Professores da Unidade Escola