OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOSSA ESCOLA PARTICIPA DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A escola Zélia de L.Z.Lopes participa das olimpíadas de língua portuguesa com o envolvimento da sala de leitura, equipe gestora e de todos os professores. Para resgatar o tema das olimpíadas " o lugar onde vivo" a sala de leitura promoveu uma exposição de fotos no palco da escola relembrando fatos históricos de eventos que aconteciam na cidade, fotos de moradores que desbravaram a cidade, entrevistas com antigos moradores, fotos panorâmicas da cidade desde o seu início até nos dias atuais. Tudo isso, mais o excelente trabalho das professoras Fátima e Naldimara na sala de aula contribuíram para o sucesso das produções dos alunos.Leiam algumas produções e fotos de nossos alunos.
Artigo de Opinião
O
LUGAR ONDE EU VIVO
DESENVOLVIMENTO
E TRABALHO
Em
Pontalinda existem poucas oportunidades de desenvolvimento, a economia está
firmada sobre base agrícola, com destaque para a cana-de-açúcar cujo cultivo
ocupa vasta área do município e sua colheita emprega centenas de trabalhadores.
A maior parte destes trabalhadores braçais do corte da cana são migrantes de
estados do nordeste que buscam na cidade um nível de dignidade econômica.
O
fluxo positivo destes sofredores apresenta reflexos na sociedade local. Sua
presença é importante para aquecer o mercado e proporcionar efetiva
movimentação econômica, o que gera conseqüente arrecadação tributaria municipal.
Outrossim, observar algumas famílias nordestinas que aqui se instalam e
progridem contribuindo para a evolução do município.
Os
empregos gerados pela indústria sucroalcooleira em Pontalinda, e em todo o
interior paulista, constituem uma das poucas chances de determinados
brasileiros encontrarem um trabalho e construírem a dignidade a que têm direito
simplesmente por serem cidadãos filhos deste solo e pessoas como você. Isto
porque muitas dessas pessoas vêem no estado a oportunidade de deixar vidas inglórias
e crescer como pessoas.
Portanto,
não há espaço para egoísmo e hipocrisia quando assuntos como dignidade e
trabalho estão em jogo, é importante que neste momento, sim, exista o
sentimento de pan-brasileirismo que une diversos povos.
Renata
Santana da Cruz 3ª série - A
Texto: Poesia – Pontalinda
Minha terra era um pequeno vilarejo
Onde brotou o sertanejo
Aqui, nosso povo vivia da riqueza do café
Preto no chão e verde no pé
Nas terras banhadas por córregos cristalinos.
O sol que aqui luzia
Indicava a linda ponta que surgia
Pontalinda é o seu nome
Quanto orgulho que havia!
Um povo forte
Que mudou a própria sorte
Lutando por liberdade
“Independência ou morte!”
O pão de cada dia
Na lida da roça se fazia
Da terra fértil algodão, milho e arroz
O progresso se faz hoje
Sem deixar pra depois
De Jales foi distrito
E esse povo sofrido suas riquezas via
Virarem apenas detrito
Mas muita gente que sonhou
Um dia com a palavra em punho lutou
Um plebiscito a vida do povo transformou!
Hoje é tudo diferente
Das ruas poeirentas restaram apenas lembranças
Que minha avó conta
De seu tempo de criança
A pequena igrejinha lá atrás construída
Se tornou um marco daquela vida sofrida
Atualmente o povo ainda pena
Nas plantações de cana e laranja
Lutando dia-dia é comum aquela cena
Mas a vida melhorou
O progresso aqui chegou
Saúde, educação e moradia
Era isso que eu queria!
Me orgulho de aqui viver
E sei que este passado vou dizer
Construindo o futuro
Que um dia outros irão ter.
Sou parte desta estória
Não nego o meu ofício
Estudando vou seguindo
Escrevendo o meu destino!
Nestas linhas com amor escritas
Deixo o meu recado
Não sei se é do seu agrado,
Fiz o melhor que podia!
Autora da poesia - Aluna – Francielle Rodrigues de Morais – 6º ano –A
Professora Fátima , dona Maria a entrevistada, e aluna Laiane Guerreiro do 7°ano - A
Aluna Verônica do 7º ano - A entrevistando dona Maria
Professora Naldimara explicando sobre poesia na sala de leitura
Os alunos do 6°ano- A e a Professora Naldimara
O alunos vendo as fotos
Os alunos admirados!
Os alunos estão amando vendo as fotos!
Os professores da Sala de Leitura, a Equipe Gestora e os Professores da Unidade Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário